"Brincar, para a
criança, é tão importante e sério como trabalhar é
para o adulto. Ou mais até, porque dificilmente
encontramos um adulto tão dedicado ao seu trabalho
como a criança o é à sua brincadeira. O trabalho é
dirigido de fora, pelas necessidades e metas dos
adultos. Brincar brota de dentro da criança."
Brincando, a criança imita o trabalho, os gestos do adulto. Assim, ela descobre o mundo. Ela vivencia suas leis sem fazer conceitos lógicos sobre elas. Quando ela brinca com água, experimenta como se formam as gotinhas e vê como o sol brilha nelas. Ou joga pedrinhas numa poça d'água e acompanha os círculos concêntricos que vão se abrindo cada vez mais até chegar na beirada. Ou faz um barquinho de bambu ou de casca de árvore e fica alegre quando este flutua. Isto tudo para a criança é pura vivência.Se o adulto tenta levar estas experiências à consciência da criança, formulando com ela leis básicas de física, ele estraga a brincadeira, afastando a criança da ação e do movimento e separando-a do mundo ao qual ela ainda está totalmente unida. A criança pequena é inteiramente força de vontade. Ela só quer agir, transformar, brincar. Nunca pára quieta.(Trechos extraído do livro "Criança Querida - O dia-a-dia das creches e jardim-de-infância", de Renate Keller Ignácio (páginas 25, 26, 27 e 28) - Editora Antroposófica) Click nos links abaixo para assistir aos
vídeos de algumas das atividades realizadas durante a
Semana da Criança.
Atividades - Pré ao 2º ano |